Jantar dos Antepassados

Uma vez por ano, aqui no hemisfério Norte, entre Outubro e Novembro, celebram-se aqueles que já partiram.

Nesta época, entre o Equinócio da Primavera e o Solstício de Inverno é um momento de recordar, agradecer e honrar os nossos ancestrais, aqueles a quem devemos a nossa vida, a quem devemos quem somos.

Comunidade! Partilha! Comida!

Olhar para a nossa história deve ser inspirador. E neste dia, vai ser um festim! Queremos partilhar histórias, canções, pratos e outros elos de conexão àqueles que já partiram, e a quem devemos a benção de estar vivos.

Nesta noite vamos:

  • Partilhar pratos que nos recordem de quem partiu
  • Honrar os ancestrais pela partilha de histórias
  • Partilhar músicas
  • Criar comunidade

Este jantar é perfeito para ti se:

  • Sentes vontade de honrar quem partiu
  • Procuras vivências de comunidade
  • Queres honrar o ritmo da terra, usando festivais sasonais

Próxima Sessão:

Data: 31 Outubro
Hora: A partir das 17
Local: Zona de Leiria
Retribuição: Nada! És convidado no entanto a fazer um donativo para uma instituição de aopio a idosos.

Material Necessário: Roupa confortável, comida, manta quente. Os detalhes serão enviados por e-mail.

Subscreve a newsletter

Não podes ir nesta data, mas queres ir à próxima? Subscreve a newsletter e fica a par de todos os nossos eventos e novidades. A newsletter funciona por Whatsapp, e podes aderir scanando o QR code ou clicando aqui.

Inscrição

Podes fazer a inscrição ou tirar as tuas dúvidas por mensagem para o 968 629 503, ou por e-mail para geral@josegabriel.pt.

Jantar dos Antepassados

Conexão com a tua Linhagem

O jantar dos antepassado é um evento anual, na véspera do dia de todos os Santos.

Nesta altura do ano, um pouco por todo o hemisfério Norte celebram-se os antepassados. Seja no Samhain celta, no Haloween inglês, ou no nosso dia de Todos os Santos com as romagens ao cemitério, esta noite, a meio caminho entre o Equinócio da primavera e o Solstício de inverno é um momento especial, onde o nosso mundo fica mais próximo do daqueles que já partiram.

É a altura certa para celebrar os nossos ancestrais, aqueles a quem devemos a nossa vida, a quem devemos quem somos.

Como é a celebração?

A celebração tem como centro a partilha a comunidade e a partilha de histórias e comida.

Começamos por preparar o espaço, decora-lo e prepara-lo para receber o momento que vai ser vivido. É também nesta altura que nos vamos conhecer, aprender algumas músicas e talvez fazer alguns jogos. Além disso, vamos preparar um altar dedicado aos antepassados.

O inicio da celebração em si é feito como uma dança em roda. Vai-se acender também um fogo simbólico na rua, um farol para quem nos visita.

Depois, inicia-se a partilha de histórias e alimentos. Cada participante vai ter a oportunidade de partilha uma história sobre um antepassado que queira recordar e também de partilhar um alimento feito que o recorde dessa pessoa, ou da sua linhagem.

Enquanto isto, o resto da comunidade escuta e prova. Esta parte da celebração estende-se pela noite dentro, durando enquanto houver histórias para partilhar.

Horário

O evento é durante a tarde/noite de 31 de Outubro.

16:30 — Abertura de portas. Durante este tempo vamos tratar de decorar o espaço, preparar o fogo, o altar, e tudo o resto necessário para o bom desenrolar da celebração. Vai ser também a altura de jogos, músicas e de nos conhecermos melhor.

17:45 — Abertura do círculo. Inicia-se a partilha de histórias e alimentos. Esta partilha vai durar pela noite dentro, e os participantes têm a liberdade de se retirar quando acharem necessário.

Material necessário

História: Uma lembrança, um momento vivido. O tema deve estar ligado ao prato que trouxeste para partilhar, um dos teus ancestrais, o sitio de onde vens ou sobre alguém que te seja querido, mas tenha falecido.

Comida: Pedimos que cozinhes um prato que te recorde dessa ancestralidade. Mas aqui há uma regra importante! Queremos que sejam os ancestrais os primeiros a comer essa refeição, e por isso pedimos-te que a cozinhes sem a provar. Qualquer comida que sobre vai ser imolada no fogo.

Utensílio de servir: Para partilhares o que cozinhaste com os outros.

Prato, talheres e copo: Para comeres o que estiver a ser partilhado contigo

Lenha: Para manter o fogo a noite toda, agradecemos que quem possa nos ajude trazendo lenha.

Mantas, almofadas: para te manteres confortável pela noite dentro. Há cadeiras para quem precisar, mas vamos estar de preferência sentados no chão.

Foto/Lembrança para o altar: O altar é feito para recordar os antepassados, e és convidado a trazer algo que te lembre essa ligação.

Coisas bonitas!: Temos que decorar o espaço, se quiseres trazer flores, ou outras coisas que te pareçam bem, trás para ajudares a criar um espaço acolhedor para esta noite especial!

Musicas, jogos e canções: Vamos ter também momentos de maior descontração e se tiveres um jogo ou canção que queiras partilhar, acolhemos alegremente essa vontade!

Quem pode participar?

Toda a gente é convidada a participar, incluindo famílias e crianças. O encontro de gerações é parte importante deste evento. Pedimos apenas aos pais que estejam atentos às necessidades das suas crianças e tragam o necessário para cuidar delas.

Inscrições

As inscrições devem ser feitas para o e-mail geral@josegabriel.pt. Pedimos que nos envies o teu nome e quanto participantes são até dia 28 de Outubro.

Devido à pandemia, temos vagas limitadas.

Custos

Este evento é oferecido de forma gratuita. Caso sintas que é adequado fazer um donativo nesta data, a nossa sugestão é que o faças diretamente para uma associação que dê apoio a idosos.