A espiritualidade é um estilo de vida orientado e tem no seu centro a procura e, se for essa a vontade do(s) Deus(es), encontro com o Divino.
Isto é feito usando um conjunto de técnicas que têm provado ao longo dos tempos funcionarem para promover este encontro entre o ser humano e o Divino.
A nível de crenças, a única que é transversal a toda a espiritualidade é que realmente há um algo de Divino no mundo, que é possível o encontro com esse Divino e que esse encontro é uma das coisas, se não a coisa, mais importante da vida.
A espiritualidade é tão simples quanto isto. Todas as outras crenças ou dogmas — vidas passadas, chakras, almas gémeas, etc não passam de acessórios que podem fazer sentido nalgumas tradições, mas que não são necessários para o caminho.
A espiritualidade não tem nada a ver com o dissolver o Ego, ou resolver os Karmas, ou parar a mente, curar os traumas ou desenvolver poderes psíquicos. Todas essas coisas podem e vão acontecer, de acordo com o caminho que levares. Mas, o objetivo de escalar uma montanha é chegar ao topo. Por muito bonita interessantes que sejam as formações rochosas que há a meio, não são nada em comparação com a vista que se abre quando se chega ao topo.
Também no trabalho espiritual o objetivo final — encontro com o Divino — é sobejamente superior a todas as outras coisas interessantes que possam ser encontradas pelo caminho. Não confundas os meios com os fins.