Desmistificar os mantras

O que é um mantra?

No sentido original da palavra, mantras são estrofes dos Vedas ou de outras escrituras sagradas da Índia. Essas estrofes são cheias de significado e são entoados no início de uma prática de yoga, ou noutras ocasiões especiais.

Ainda hoje eles passados de geração em geração, dentro de uma certa linhagem de praticantes. Esta transmissão oral garante que se mantém não só a forma correta de entoar o mantra, como também as chaves para o seu significado.

Há mantras, como o Gayatri mantra, que têm milhares de anos — o Gayatry tem pelo menos 5.000 anos. Para além dos Vedas, também há mantras nos Uppanishads, um conjunto de textos escritos há cerca de 2.000 anos e há ainda os mantras Tantricos, que foram escritos por volta sec. XV.

Para que servem?

Os mantras têm funções e efeitos em cinco níveis diferentes:

  • Físico: Por um lado, sendo entoados da forma certa, obrigam a um tipo de respiração específica, com certas pausas e certa duração. Por outro lado, a própria vibração das palavras vai mexer com o teu corpo. Há mantras que devem ser vibrados em partes específicas do corpo.
  • Energético: A antiguidade dos mantras e cuidado na transmissão significa que há gerações e gerações que praticantes entoam esse mantra antes de uma prática de desenvolvimento pessoal. A nível energético, ao entoares um mantra, estás a alinhar-te com a de todos esses praticantes. O mesmo acontece aqui no ocidente com certas orações ou cânticos da igreja, embora nenhuma tenha a mesma antiguidade.
  • Emocional: O tipo de respiração e vibração do mantra tem um efeito emocional, que varia de forma subtil com o mantra em questão. No geral entoar certo mantra vai deixar-te mais tranquilo e são frequentemente usados antes da meditação.
  • Mental: Os mantras servem enquanto veículo de transmissão de conhecimento. Eles são uma versão concentrada dos ensinamentos dos textos de onde são extraídos. Sabendo o significado do mesmo, entoando os mantras e meditando sobre eles podemos ter acesso a uma enorme riqueza de conhecimento

A experiência física, energética e emocional que os mantras trazem não dependem de conhecer o significado do mesmo, basta entoa-lo repetidamente com consciência. No entanto, para acederes à riqueza trazida pela parte mental, tens mesmo que conhecer o seu significado. Nas próximas semanas vamos trabalhar com o significado de um dos meus mantras favoritos. Em apenas três linhas, ele ensina as bases mais importante do Yoga

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *